Plano de Ensino
1. IDENTIFICAÇÃO
PERÍODO: JANEIRO A JUNHO - 2012
CURSO: PSICOLOGIA
DISCIPLINA: PSI 2 NA / SISTEMAS CORPORAIS
PROFESSOR(ES): MARCIA DE ALBUQUERQUE FERREIRA MAGALHÃES
CARGA HORÁRIA(C/H) SEMANAL
TURMA PERÍODO TEÓRICA PRÁTICA TOTAL CH TOTAL
PSI 2 NA - 1 2ª SÉRIE 4 1 5 100
2. EMENTA
Aspectos morfofisiológicos dos sistemas corporais na normalidade. Aspectos patológicos e suas relações farmacológicas.
3. OBJETIVO
Propiciar uma visão morfofuncional do corpo humano em seu estado de higidez e suas anormalidades, de modo a
construir um embasamento para os diferentes blocos do conhecimento e sua formação profissional.
4. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
Caracterizar os sistemas orgânicos em termos morfofisiológicos
Sistematizar o conhecimento morfofuncional dos sistemas corporais.
Compreender as estruturas e as funções dos sistemas, relacionando com as patologias.
Empregar adequadamente os termos científicos relacionados aos órgãos e sistemas.
Relacionar as estruturas que formam os sistemas orgânicos e suas funções, às diferentes áreas do conhecimento científico
Utilizar conhecimentos de Sistemas Corporais a favor da atuação profissional
Planejar atividades e fazer apresentação oral
Utilizar estratégias de busca e pesquisa
Gerenciar tarefas, recursos, tempo e estabelecer prioridades
Aperfeiçoar o relacionamento interpessoal, sociabilidade, capacidade de trabalho em equipe, colaboração e interação
Ser capaz de avaliar seu próprio trabalho e desempenho
5. VALORES E ATITUDES
Desenvolver a capacidade de aprender a aprender
Iniciar-se como profissional-cidadão
Ter compromisso ético e humanitário
Construir-se "sujeito autônomo"
Gerar um estado de confiança, alegria, espontaneidade e entusiasmo
6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
6.1 UNIDADE I
1 Introdução às Ciências Morfológicas
Introdução ao Sistema Nervoso
Homeostasia
Bioeletrogênese
Sinapse
Neurotransmissores
Princípios da Farmacologia
Medula espinal
Tronco encefálico e nervos cranianos
Reflexos
Diencéfalo, cerebelo e telencéfalo
Áreas cerebrais funcionais
Sensibilidade somestésica
Sistema nervoso autônomo
6.2 UNIDADE II
Grupos musculares
Fisiologia da contração muscular
Sistema neuroendócrino - morfofuncional
Abuso de drogas
Introdução aos principais distúrbios psicológicos (Depressão, bipolar, esquizofrenia, TOC, estresse, síndrome do
pânico)
Sistema respiratório
Sistema circulatório
Sistema digestório
Sistema urinário
Sistema genital: masculino e feminino
7. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Aulas teóricas expositivas dialogadas
Aulas experimentais
Apresentação de seminários
Aprendizagem baseada em problemas - PBL
Pesquisa bibliográfica
Pintura corporal
Projeção corporal
Discussão
8. ATIVIDADES DISCENTES
Apresentação dos relatórios das aulas práticas
Apresentação e discussão da resolução das problematizações (PBL)
Elaboração de seminários
Estudo em modelos (artificiais e vivos) nos laboratórios.
9. PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
Avaliação teórica, individual e em grupo, com questões objetivas e dissertativas
2 Avaliação prática com identificação das estruturas morfológicas
Compromisso, empenho, responsabilidade discente e ética.
Registro da assiduidade e pontualidade
Participação, objetividade, clareza, criatividade, contextualização e domínio de conteúdo nas apresentações dos
seminários
Desempenho na apresentação e discussão da resolução das problematizações
Elaboração de relatórios das atividades práticas
10. ATIVIDADES INTEGRADAS À EXTENSÃO (CASO EXISTAM)
11. ATIVIDADES INTEGRADAS À PESQUISA (CASO EXISTAM)
Pesquisa de revisão bibliográfica com temática relacionada ao curso
12. BIBLIOGRAFIA
12.1 BIBLIOGRAFIA BÁSICA
TORTORA, Gerard J; DERRICKSON, Bryan. Princípios de anatomia e fisiologia. 12ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara
Koogan, 2010. v.. 1228p.
SILVA, Penildon. Farmacologia. 8ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. v.. 1325p.
DÂNGELO, José Geraldo; FATTINI, Carlo Américo. Anatomia humana básica. 2ª ed. São Paulo: Atheneu, 1998. v..
184p. Reimp.2009.
CURI, Rui; ARAÚJO Filho, Joaquim Procopio de. Fisiologia básica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. v..
857p.
12.2 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
KUMAR, Vinay et al. Robbins & Cotran Patologia - bases patológicas das doenças. 8ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier,
2010. v.. 1458p.
GUYTON, Arthur C; HALL, John E. Fisiologia humana e mecanismos das doenças. 6ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara
Koogan, 2008. v.. 639p.reimp.
SENA, Eduardo Pondé de et al. Irismar psicofarmacologia clínica. 3ª ed. Rio de Janeiro: Medbook, 2011. v.. 668p.
DRAKE, Richard L; MITCHELL, Adam W. M; VOGL, A. Wayne. Gray's anatomia para estudantes. 2ª ed. Rio de
Janeiro: Elsevier, 2010. v.. 1103p.
13. BIBLIOGRAFIA INTERNET
corpo humano
http://libray.med.utah.edu/webpath/histhtml/anatomy/anatomy.html
corpo humano
http://www.lumen.luc.edu/lumen/meded/grossanatomy/x_sec/mainx_sec.htm
sistema nervoso
http://www.lumen.luc.edu/lumen/meded/neuro
doenças
http://library.med.utah.edu/webpath.htm
sistema nervoso
http://isc.temple.edu/neuroanatomy/lab
distúrbios mentais e drogas
http://www.mentalhealth.com
psicofarmacologia
3 http://www.psychwatch.com/psychopharm_page.htm
drogas utilizadas em crianças com déficit de aprendizagem
http://www.unl.edu/tcweb/pharm/cpp.start.htm
banco de dados de medicamentos
http://pharminfo.com
Dor, analgesia, anestesia.
http://www.library.ucla.edu/libraries/biomed/his/painexhibit
BRANDÃO, M. L. As bases biológicas do comportamento: introdução a neurociências. São Paulo: E.P.U. Disponível
http://biocistron.blogspot.com/search/label/Fisiol.%20e%20anatomia%20humana
Olá boa noite!
ResponderExcluirGostaria de saber se as aulas práticas de sistemas corporais na UnP para o curso de Psicologia são com corpos humanos mesmo ou com peças de plástico?
Desde já, grata!
só medicina é em corpo humano.
ResponderExcluirHey there just wanted to give you a quick heads up.
ResponderExcluirThe words in your article seem to be running off the screen in
Opera. I'm not sure if this is a formatting issue or something to do with browser compatibility but I figured I'd post to let you know.
The design look great though! Hope you get the issue resolved
soon. Cheers
my homepage; Microfinance Training of Trainers: Personal profile: Jewell Ness