quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

SISTEMAS CORPORAIS / 2012.1


Plano de Ensino

1. IDENTIFICAÇÃO
PERÍODO: JANEIRO A JUNHO - 2012
CURSO: PSICOLOGIA
DISCIPLINA: PSI 2 NA / SISTEMAS CORPORAIS
PROFESSOR(ES):  MARCIA DE ALBUQUERQUE FERREIRA MAGALHÃES
CARGA HORÁRIA(C/H) SEMANAL
TURMA PERÍODO TEÓRICA PRÁTICA TOTAL CH TOTAL
PSI 2 NA - 1 2ª SÉRIE 4 1 5 100

2. EMENTA
Aspectos morfofisiológicos dos sistemas corporais na normalidade. Aspectos patológicos e suas relações farmacológicas.

3. OBJETIVO
Propiciar uma visão morfofuncional do corpo humano em seu estado de higidez e suas anormalidades, de modo a
construir um embasamento para os diferentes blocos do conhecimento e sua formação profissional.

4. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
  Caracterizar os sistemas orgânicos em termos morfofisiológicos
  Sistematizar o conhecimento morfofuncional dos sistemas corporais.
  Compreender as estruturas e as funções dos sistemas, relacionando com as patologias.
  Empregar adequadamente os termos científicos relacionados aos órgãos e sistemas.
  Relacionar as estruturas que formam os sistemas orgânicos e suas funções, às diferentes áreas do conhecimento científico
  Utilizar conhecimentos de Sistemas Corporais a favor da atuação profissional
  Planejar atividades e fazer apresentação oral
  Utilizar estratégias de busca e pesquisa
  Gerenciar tarefas, recursos, tempo e estabelecer prioridades
  Aperfeiçoar o relacionamento interpessoal, sociabilidade, capacidade de trabalho em equipe, colaboração e interação
  Ser capaz de avaliar seu próprio trabalho e desempenho

5. VALORES E ATITUDES
  Desenvolver a capacidade de aprender a aprender
  Iniciar-se como profissional-cidadão
  Ter compromisso ético e humanitário
  Construir-se "sujeito autônomo"
  Gerar um estado de confiança, alegria, espontaneidade e entusiasmo

6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

6.1 UNIDADE I
1  Introdução às Ciências Morfológicas
  Introdução ao Sistema Nervoso
  Homeostasia
  Bioeletrogênese
  Sinapse
  Neurotransmissores
  Princípios da Farmacologia
  Medula espinal
  Tronco encefálico e nervos cranianos
  Reflexos
  Diencéfalo, cerebelo  e telencéfalo
  Áreas cerebrais funcionais
  Sensibilidade somestésica
  Sistema nervoso autônomo

6.2 UNIDADE II
  Grupos musculares
  Fisiologia da contração muscular
  Sistema neuroendócrino - morfofuncional
  Abuso de drogas
  Introdução aos principais distúrbios psicológicos (Depressão, bipolar, esquizofrenia, TOC, estresse, síndrome do
pânico)
  Sistema respiratório
  Sistema circulatório
  Sistema digestório
  Sistema urinário
  Sistema genital: masculino e feminino

7. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
  Aulas teóricas expositivas dialogadas
  Aulas experimentais
  Apresentação de seminários
  Aprendizagem baseada em problemas - PBL
  Pesquisa bibliográfica
  Pintura corporal
  Projeção corporal
  Discussão

8. ATIVIDADES DISCENTES
  Apresentação dos relatórios das aulas  práticas
  Apresentação e discussão da resolução das problematizações (PBL)
  Elaboração de seminários
  Estudo em modelos (artificiais e vivos) nos laboratórios.

9. PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
  Avaliação teórica, individual e em grupo, com questões objetivas e dissertativas
2  Avaliação prática com identificação das estruturas morfológicas
  Compromisso, empenho, responsabilidade discente e ética.
  Registro da assiduidade e pontualidade
  Participação, objetividade, clareza, criatividade, contextualização e domínio de conteúdo nas apresentações dos
seminários
  Desempenho na apresentação e discussão da resolução das problematizações
  Elaboração de relatórios das atividades práticas

10. ATIVIDADES INTEGRADAS À EXTENSÃO (CASO EXISTAM)

11. ATIVIDADES INTEGRADAS À PESQUISA (CASO EXISTAM)
  Pesquisa de revisão bibliográfica com temática relacionada ao curso

12. BIBLIOGRAFIA

12.1 BIBLIOGRAFIA BÁSICA
TORTORA, Gerard J; DERRICKSON, Bryan. Princípios de anatomia e fisiologia.  12ª ed. Rio de Janeiro:  Guanabara
Koogan, 2010. v.. 1228p.
SILVA, Penildon. Farmacologia.  8ª ed. Rio de Janeiro:  Guanabara Koogan, 2010. v.. 1325p.
DÂNGELO, José Geraldo; FATTINI, Carlo Américo. Anatomia humana básica.  2ª ed. São Paulo:  Atheneu, 1998. v..
184p. Reimp.2009.
CURI, Rui; ARAÚJO Filho, Joaquim Procopio de. Fisiologia básica.  Rio de Janeiro:  Guanabara Koogan, 2009. v..
857p.

12.2 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

KUMAR, Vinay et al. Robbins & Cotran Patologia - bases patológicas das doenças.  8ª ed. Rio de Janeiro:  Elsevier,
2010. v.. 1458p.
GUYTON, Arthur C; HALL, John E. Fisiologia humana e mecanismos das doenças.  6ª ed. Rio de Janeiro:  Guanabara
Koogan, 2008. v.. 639p.reimp.
SENA, Eduardo Pondé de et al. Irismar psicofarmacologia clínica.  3ª ed. Rio de Janeiro:  Medbook, 2011. v.. 668p.
DRAKE, Richard L; MITCHELL, Adam W. M; VOGL, A. Wayne. Gray's anatomia para estudantes.  2ª ed. Rio de
Janeiro:  Elsevier, 2010. v.. 1103p.
13. BIBLIOGRAFIA INTERNET
  corpo humano
  http://libray.med.utah.edu/webpath/histhtml/anatomy/anatomy.html
  corpo humano
  http://www.lumen.luc.edu/lumen/meded/grossanatomy/x_sec/mainx_sec.htm
  sistema nervoso
  http://www.lumen.luc.edu/lumen/meded/neuro
  doenças
  http://library.med.utah.edu/webpath.htm
  sistema nervoso
  http://isc.temple.edu/neuroanatomy/lab
  distúrbios mentais e drogas
  http://www.mentalhealth.com
  psicofarmacologia
3  http://www.psychwatch.com/psychopharm_page.htm
  drogas utilizadas em crianças com déficit de aprendizagem
  http://www.unl.edu/tcweb/pharm/cpp.start.htm
  banco de dados de medicamentos
  http://pharminfo.com
  Dor, analgesia, anestesia.
  http://www.library.ucla.edu/libraries/biomed/his/painexhibit
  BRANDÃO, M. L. As bases biológicas do comportamento: introdução a neurociências. São Paulo: E.P.U. Disponível
  http://biocistron.blogspot.com/search/label/Fisiol.%20e%20anatomia%20humana

3 comentários:

  1. Olá boa noite!
    Gostaria de saber se as aulas práticas de sistemas corporais na UnP para o curso de Psicologia são com corpos humanos mesmo ou com peças de plástico?
    Desde já, grata!

    ResponderExcluir
  2. só medicina é em corpo humano.

    ResponderExcluir
  3. Hey there just wanted to give you a quick heads up.
    The words in your article seem to be running off the screen in
    Opera. I'm not sure if this is a formatting issue or something to do with browser compatibility but I figured I'd post to let you know.
    The design look great though! Hope you get the issue resolved
    soon. Cheers

    my homepage; Microfinance Training of Trainers: Personal profile: Jewell Ness

    ResponderExcluir