quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

FUNDAMENTOS DAS IDÉIAS PSICOLÓGICAS / 2012.1

Plano de Ensino

1. IDENTIFICAÇÃO

PERÍODO: JANEIRO A JUNHO - 2012
CURSO: PSICOLOGIA
DISCIPLINA: PSI 2 NA / FUNDAMENTOS DAS IDÉIAS PSICOLÓGICAS
PROFESSOR(ES):  RAQUEL FARIAS DINIZ
CARGA HORÁRIA(C/H) SEMANAL
TURMA PERÍODO TEÓRICA PRÁTICA TOTAL CH TOTAL
PSI 2 NA - 1 2ª SÉRIE 4 0 4 80

2. EMENTA
Estudos sobre a construção do pensamento filosófico no mundo ocidental. A história da ciência e a emergência da
modernidade. Introdução ao debate epistemológico moderno. Bases histórico-culturais e conceituais dos principais
movimentos da Psicologia.

3. OBJETIVO
Sistematizar e discutir as principais características da ciência moderna. Analisar os determinantes sociopolíticos que
contribuíram para a institucionalização da Psicologia como ciência. Avaliar as consequências da adoção de
propriedades da ciência moderna frente à complexidade do objeto de estudo da Psicologia. Argumentar acerca da
valorização da investigação científica como escopo de trabalho do psicólogo.

4. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
  Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas
através de meios convencionais e eletrônicos.
  Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a
partir da prática profissional.
  Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios na área da Psicologia.
  Apresentar trabalhos e discutir ideias em público.

5. VALORES E ATITUDES
  Espírito crítico e investigativo.
  Compreensão e reconhecimento da diversidade.
  Compromisso social.
  Construção e desenvolvimento do conhecimento científico.
  Consciência ética.
  Educação continuada.

6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

6.1 UNIDADE I
  O homem como objeto de estudo na construção do pensamento filosófico no mundo ocidental.
  A história da ciência e a emergência da modernidade.
1  Características da ciência moderna.

6.2 UNIDADE II
  Institucionalização da Psicologia como ciência moderna.
  Determinantes sociopolíticos e conceituais da diversidade teórica da Psicologia.

7. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
  Roda de conversa
  Exposição dialogada de conteúdo
  Exibição e debate de filmes
  Estudos dirigidos

8. ATIVIDADES DISCENTES
  Exercícios individuais acerca de conteúdos que competem à disciplina.
  Leituras e interpretações de textos.
  Participação nas aulas.
  Bom desempenho nas avaliações da disciplina.
  Pesquisa bibliográfica de artigos científicos.
  Práticas de argumentação (fóruns virtuais).
  Adoção de livro paradidático.

9. PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
  Prova escrita, com questões de múltipla escolha e discursivas, presencial, individual, sem consulta.
  Assiduidade, pontualidade, participação.
  Exercícios de argumentação e crítica em fóruns virtuais.

10. ATIVIDADES INTEGRADAS À EXTENSÃO (CASO EXISTAM)
  Atualização em Psicologia: práticas e saberes

11. ATIVIDADES INTEGRADAS À PESQUISA (CASO EXISTAM)
  Atuação de psicólogo nas políticas públicas no RN

12. BIBLIOGRAFIA

12.1 BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia.  14ª ed. São Paulo:  Ática, 2010. v.. 520p.
FIGUEIREDO, Luís Cláudio. Matrizes do pensamento psicológico.  9ª ed. Petrópolis:  Vozes, 2002. v.0. 208p.
ROSENFELD, Anatol. O pensamento psicológico.  2ª ed. São Paulo:  Perspectiva, 1993. v.. 126p. 2 reimp. 2006.

12.2 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALVES, Rubem. Filosofia da ciência:  introdução ao jogo e a suas regras. 10ª ed. São Paulo:  Edições Loyola, 2005. v..
223p.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências.  7ª ed. São Paulo:  Cortez, 2010. v.. 92p.

13. BIBLIOGRAFIA INTERNET
  Biblioteca Virtual de Psicologia
  http://www.bvs-psi.org.br
  Conselho Federal de Psicologia
  http://www.pol.org.br
2  Periódicos CAPES
  http://www.periodicos.capes.gov.br/

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