Plano de Ensino
1. IDENTIFICAÇÃO
PERÍODO: JANEIRO A JUNHO - 2012
CURSO: PSICOLOGIA
DISCIPLINA: PSI 2 NA / PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
PROFESSOR(ES): TADEU MATTOS FARIAS
CARGA HORÁRIA(C/H) SEMANAL
TURMA PERÍODO TEÓRICA PRÁTICA TOTAL CH TOTAL
PSI 2 NA - 1 2ª SÉRIE 3 0 3 60
2. EMENTA
O Estado brasileiro, a questão social e as políticas sociais. Sistema de garantia de direitos. O neoliberalismo e seus
efeitos nas políticas sociais no Brasil. Funcionalidade do Terceiro Setor. Psicologia e campos emergentes de atuação:
saúde, terceiro setor, assistência social e o campo de direitos. Psicologia e compromisso social.
3. OBJETIVO
Problematizar a formação e a atuação do psicólogo no Brasil hoje, tomando como referência as políticas públicas no
setor do bem estar (educação, assistência e terceiro setor).
4. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos
analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a
dinâmica das interações entre os seus agentes sociais
identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, planejar e agir de forma coerente com
referenciais teóricos e características da população-alvo
5. VALORES E ATITUDES
Comprometer-se com a atuação no campo do bem estar, de forma a desenvolver um olhar crítico acerca dos
contextos sociais nos quais as políticas públicas estão inseridas
Comprometer-se politicamente enquanto estudante de psicologia, respeitando a diversidade e atuando orientado
por princípios éticos
Desenvolver um olhar profissional que esteja alinhado às políticas públicas e os preceitos dos Direitos Humanos
6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
6.1 UNIDADE I
O Estado brasileiro
A questão social e as políticas sociais
Neoliberalismo e Políticas sociais no Brasil
Sistema de garantia de direitos
A funcionalidade do Terceiro Setor 1
6.2 UNIDADE II
Psicologia e compromisso social
O psicólogo no campo da educação
Psicologia e Terceiro Setor
Psicologia e Assistência Social
Psicologia e Direitos Humanos
7. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Exposição dialogada
Discussão de textos em sala de aula
Estudos dirigidos em grupo
Trabalhos em grupo
Seminários
Exposição de filmes e experiências artísticas
8. ATIVIDADES DISCENTES
Participar ativamente das aulas
Leitura OBRIGATÓRIA dos textos indicados
Realização de tarefas indicadas pelo Professor
Entregar as atividades solicitadas nos prazos estipulados pelo professor
9. PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
Participação em sala de aula
Participar das atividades propostas pelo professor
Provas escritas individuais
elaboração de resenhas
Realização de estudos dirigidos
10. ATIVIDADES INTEGRADAS À EXTENSÃO (CASO EXISTAM)
Participação na Semana de Psicologia da UnP
11. ATIVIDADES INTEGRADAS À PESQUISA (CASO EXISTAM)
Participação na semana de pesquisa em Psicologia na UnP
12. BIBLIOGRAFIA
12.1 BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho?: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 7ª ed.
São Paulo: Cortez, 2000. v.0. 200p.
SOARES, Laura Tavares. Os custos sociais do ajuste neoliberal na América Latina. São Paulo: Cortez, 2000. v.78.
118p.
PASTORINI, Alejandra. A categoria "questão social" em debate. São Paulo: Cortez, 2004. v.. 120p.
12.2 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
DEMO, Pedro. Participação é conquista. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2009. v.. 176p.
SALES, Mione Apolinario. (In)visibilidade perversa: adolescentes infratores como metáfora da violência. São Paulo:
Cortez, 2007. v.. 360p.
213. BIBLIOGRAFIA INTERNET
Yamamoto, O. H. (2007). Políticas sociais, "terceiro setor" e "compromisso social": perspectivas e limites do trabalho
do psicólogo. Psicologia & Sociedade, 19(1), 30-37
http://www.scielo.br
Montaño, C. E. (2001). O projeto neoliberal de resposta à “questão social” e a funcionalidade do “terceiro setor”. Lutas Sociais, 8, 53-64.
http://www.scielo.br
Faleiros, V. P., Faleiros, E. S. (2007). Redes de proteção de crianças e adolescentes. In Escola que protege:
enfrentando a violência contra crianças e adolescentes (pp. 77-87). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de
Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001545/154588por.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário