quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS / 2012.1

Plano de Ensino

1. IDENTIFICAÇÃO


PERÍODO: JANEIRO A JUNHO - 2012
CURSO: PSICOLOGIA
DISCIPLINA: PSI 2 NA / PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
PROFESSOR(ES):  TADEU MATTOS FARIAS
CARGA HORÁRIA(C/H) SEMANAL
TURMA PERÍODO TEÓRICA PRÁTICA TOTAL CH TOTAL
PSI 2 NA - 1 2ª SÉRIE 3 0 3 60

2. EMENTA
O Estado brasileiro, a questão social e as políticas sociais. Sistema de garantia de direitos. O neoliberalismo e seus
efeitos nas políticas sociais no Brasil. Funcionalidade do Terceiro Setor. Psicologia e campos emergentes de atuação:
saúde, terceiro setor, assistência social e o campo de direitos. Psicologia e compromisso social.

3. OBJETIVO
Problematizar a formação e a atuação do psicólogo no Brasil hoje, tomando como referência as políticas públicas no
setor do bem estar (educação, assistência e terceiro setor).

4. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
  analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos
  analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a
dinâmica das interações entre os seus agentes sociais
      identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, planejar e agir de forma coerente com
referenciais teóricos e características da população-alvo

5. VALORES E ATITUDES
  Comprometer-se com a atuação no campo do bem estar, de forma a desenvolver um olhar crítico acerca dos
contextos sociais nos quais as políticas públicas estão inseridas
      Comprometer-se politicamente enquanto estudante de psicologia, respeitando a diversidade e atuando orientado
por princípios éticos
          Desenvolver um olhar profissional que esteja alinhado às políticas públicas e os preceitos dos Direitos Humanos

6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

6.1 UNIDADE I
  O Estado brasileiro
  A questão social e as políticas sociais
  Neoliberalismo e Políticas sociais no Brasil
  Sistema de garantia de direitos
  A funcionalidade do Terceiro Setor 1


6.2 UNIDADE II
  Psicologia e compromisso social
  O psicólogo no campo da educação
  Psicologia e Terceiro Setor
  Psicologia e Assistência Social
  Psicologia e Direitos Humanos


7. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
  Exposição dialogada
  Discussão de textos em sala de aula
  Estudos dirigidos em grupo
  Trabalhos em grupo
  Seminários
  Exposição de filmes e experiências artísticas

8. ATIVIDADES DISCENTES
  Participar ativamente das aulas
  Leitura OBRIGATÓRIA dos textos indicados
  Realização de tarefas indicadas pelo Professor
  Entregar as atividades solicitadas nos prazos estipulados pelo professor

9. PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
  Participação em sala de aula
  Participar das atividades propostas pelo professor
  Provas escritas individuais
  elaboração de resenhas
  Realização de estudos dirigidos

10. ATIVIDADES INTEGRADAS À EXTENSÃO (CASO EXISTAM)
  Participação na Semana de Psicologia da UnP

11. ATIVIDADES INTEGRADAS À PESQUISA (CASO EXISTAM)
  Participação na semana de pesquisa em Psicologia na UnP

12. BIBLIOGRAFIA

12.1 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho?:  ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 7ª ed.
São Paulo:  Cortez, 2000. v.0. 200p.
SOARES, Laura Tavares. Os custos sociais do ajuste neoliberal na América Latina.  São Paulo:  Cortez, 2000. v.78.
118p.
PASTORINI, Alejandra. A categoria "questão social" em debate.  São Paulo:  Cortez, 2004. v.. 120p.
12.2 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
DEMO, Pedro. Participação é conquista.  6ª ed. São Paulo:  Cortez, 2009. v.. 176p.
SALES, Mione Apolinario. (In)visibilidade perversa:  adolescentes infratores como metáfora da violência. São Paulo:
Cortez, 2007. v.. 360p.

213. BIBLIOGRAFIA INTERNET
  Yamamoto, O. H. (2007). Políticas sociais, "terceiro setor" e "compromisso social": perspectivas e limites do trabalho
do psicólogo. Psicologia & Sociedade, 19(1), 30-37
  http://www.scielo.br
  Montaño, C. E. (2001). O projeto neoliberal de resposta à “questão social” e a funcionalidade do “terceiro setor”. Lutas Sociais, 8, 53-64.
  http://www.scielo.br
  Faleiros, V. P., Faleiros, E. S. (2007). Redes de proteção de crianças e adolescentes. In Escola que protege:
enfrentando a violência contra crianças e adolescentes (pp. 77-87). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de
Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
  http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001545/154588por.pdf

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