sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

PROCESSOS PSICOLÓGICOS / 2012.1

Plano de Ensino

1. IDENTIFICAÇÃO

PERÍODO: JANEIRO A JUNHO - 2012
CURSO: PSICOLOGIA
DISCIPLINA: PSI 2 NA / PROCESSOS PSICOLÓGICOS
PROFESSOR(ES):  VALÉRIA SILVA FREIRE
CARGA HORÁRIA(C/H) SEMANAL
TURMA PERÍODO TEÓRICA PRÁTICA TOTAL CH TOTAL
PSI 2 NA - 1 2ª SÉRIE 5 0 5 100

2. EMENTA
Processos cognitivos, lingüísticos e psicolingüísticos no desenvolvimento humano. Aspectos histórico-culturais
envolvidos nestes processos. Relação entre cognição e linguagem. Definição dos processos básicos em Psicologia.
Memória, orientação, atenção, percepção, consciência, inteligência, aprendizagem e emoção.
 
3. OBJETIVO
Identificar e compreender os principais processos psicológicos básicos do desenvolvimento humano, levando em
consideração os aspectos bio-psico-sócio-cultural do indivíduo.

4. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
  Identificar os principais processos psicológicos básicos
  Compreender o processo de desenvolvimento humano como resultante das dimensões biológica, social, histórica e
cultural.

  Reconhecer o papel fundamental da linguagem no desenvolvimento das funções psicológicas superiores.
  Entender as idéias centrais da teoria sócio-histórica.
  Ser capaz de trabalhar em grupo.
  Argumentar coerentemente suas idéias.
  Identificar e relacionar os conteúdos estudados com situações práticas do cotidiano.
 
5. VALORES E ATITUDES
  Primar pela postura ética
  Compromisso ético com os saberes da profissão.
  Respeito pela diversidade humana á luz da compreensão dos processos psicológicos básicos.
  Relacionar os processos psicológicos básicos com a prática profissional do Psicológo.
  compromisso com a prática profissional do Psicólogo a partir dos conhecimentos adquiridos

6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

6.1 UNIDADE I
  Ser humano: biológico e cultural
  Teoria Sócio Histórica
1  Pensamento e linguagem
  Desenvolvimento e aprendizado
  Sensação e percepção
 
6.2 UNIDADE II
  Atenção
  Consciência
  Inteligência
  Emoção
  Motivação
  Aprendizagem
 
7. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
  Exposição dialogada.
  Leitura e discussão de textos
  Apresentação e discussão de casos
  Exibição de filmes
  Dinâmica de grupo.
  Roda de conversa
 
8. ATIVIDADES DISCENTES
  Leitura prévia dos textos indicados.
  Participação nas discussões em sala.
  Participação nas atividades em grupo propostas.
  Identificar, no filme apresentado em sala, conceitos estudados
  Participar da Semana de Psicologia da UnP
 
9. PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
  Provas escritas individuais, Trabalhos teóricos, Seminários, Participação nas atividades propostas.
  Análise de filmes
   
10. ATIVIDADES INTEGRADAS À EXTENSÃO (CASO EXISTAM)
 
11. ATIVIDADES INTEGRADAS À PESQUISA (CASO EXISTAM)

12. BIBLIOGRAFIA

12.1 BIBLIOGRAFIA BÁSICA
VIGOTSKI, L. S; LEONTIEV, A. N; LURIA, A. R. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem.  6ª ed. São Paulo:
Ícone, 1998. v.0. 228p.
VIGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem.  4ª ed. São Paulo:  Martins Fontes, 2008. v.. 194p.
2DAVIDOFF, Linda L. Introdução à psicologia.  3ª ed. São Paulo:  Makron Books do Brasil, 2001. v.0. 798p.

12.2 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

VEER, René Van Der. Vygotsky:  uma síntese. 4ª ed. São Paulo:  Edições Loyola, 2001. v.0. 479p.
BAUM, William M. Compreender o behaviorismo:  comportamento, cultura e evolução. 2ª ed. Porto Alegre:  Artmed,
2006. v.. 311p. Reimp. 2007.
13. BIBLIOGRAFIA INTERNET

Nenhum comentário:

Postar um comentário