Plano de Ensino
1. IDENTIFICAÇÃO
PERÍODO: JANEIRO A JUNHO - 2012
CURSO: PSICOLOGIA
DISCIPLINA: PSI 2 NA / PROCESSOS PSICOLÓGICOS
PROFESSOR(ES): VALÉRIA SILVA FREIRE
CARGA HORÁRIA(C/H) SEMANAL
TURMA PERÍODO TEÓRICA PRÁTICA TOTAL CH TOTAL
PSI 2 NA - 1 2ª SÉRIE 5 0 5 100
2. EMENTA
Processos cognitivos, lingüísticos e psicolingüísticos no desenvolvimento humano. Aspectos histórico-culturais
envolvidos nestes processos. Relação entre cognição e linguagem. Definição dos processos básicos em Psicologia.
Memória, orientação, atenção, percepção, consciência, inteligência, aprendizagem e emoção.
3. OBJETIVO
Identificar e compreender os principais processos psicológicos básicos do desenvolvimento humano, levando em
consideração os aspectos bio-psico-sócio-cultural do indivíduo.
4. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
Identificar os principais processos psicológicos básicos
Compreender o processo de desenvolvimento humano como resultante das dimensões biológica, social, histórica e
cultural.
Reconhecer o papel fundamental da linguagem no desenvolvimento das funções psicológicas superiores.
Entender as idéias centrais da teoria sócio-histórica.
Ser capaz de trabalhar em grupo.
Argumentar coerentemente suas idéias.
Identificar e relacionar os conteúdos estudados com situações práticas do cotidiano.
5. VALORES E ATITUDES
Primar pela postura ética
Compromisso ético com os saberes da profissão.
Respeito pela diversidade humana á luz da compreensão dos processos psicológicos básicos.
Relacionar os processos psicológicos básicos com a prática profissional do Psicológo.
compromisso com a prática profissional do Psicólogo a partir dos conhecimentos adquiridos
6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
6.1 UNIDADE I
Ser humano: biológico e cultural
Teoria Sócio Histórica
1 Pensamento e linguagem
Desenvolvimento e aprendizado
Sensação e percepção
6.2 UNIDADE II
Atenção
Consciência
Inteligência
Emoção
Motivação
Aprendizagem
7. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Exposição dialogada.
Leitura e discussão de textos
Apresentação e discussão de casos
Exibição de filmes
Dinâmica de grupo.
Roda de conversa
8. ATIVIDADES DISCENTES
Leitura prévia dos textos indicados.
Participação nas discussões em sala.
Participação nas atividades em grupo propostas.
Identificar, no filme apresentado em sala, conceitos estudados
Participar da Semana de Psicologia da UnP
9. PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
Provas escritas individuais, Trabalhos teóricos, Seminários, Participação nas atividades propostas.
Análise de filmes
10. ATIVIDADES INTEGRADAS À EXTENSÃO (CASO EXISTAM)
11. ATIVIDADES INTEGRADAS À PESQUISA (CASO EXISTAM)
12. BIBLIOGRAFIA
12.1 BIBLIOGRAFIA BÁSICA
VIGOTSKI, L. S; LEONTIEV, A. N; LURIA, A. R. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 6ª ed. São Paulo:
Ícone, 1998. v.0. 228p.
VIGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008. v.. 194p.
2DAVIDOFF, Linda L. Introdução à psicologia. 3ª ed. São Paulo: Makron Books do Brasil, 2001. v.0. 798p.
12.2 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
VEER, René Van Der. Vygotsky: uma síntese. 4ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2001. v.0. 479p.
BAUM, William M. Compreender o behaviorismo: comportamento, cultura e evolução. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed,
2006. v.. 311p. Reimp. 2007.
13. BIBLIOGRAFIA INTERNET
Nenhum comentário:
Postar um comentário